sábado, 20 de agosto de 2011

Papo sério - Bulimia e Anorexia

Assunto sério e merece ser amplamente discutido e divulgado. No mundo das modelos é figurinha carimbada, essa ditadura da magreza. Atualmente o problema está sendo mostrado na novela Rebelde, onde uma adolescente sofre desse distúrbio. Então vamos ver o realmente são a bulimia e a anorexia.

  • Bulimia Nervosa
A Bulimia Nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos seguidos por métodos compensatórios, como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e práticas de exercícios exorbitantes como tentativa de evitar o ganho de peso, por causa do medo exagerado de engordar. Uma informação importante: na bulimia, pode não haver perda de peso, o que dificulta a detecção do problema por outras pessoas. essa doença é mais comum em mulheres jovens, mas as outras idades não escapam do problema.
A obsessão para não engordar leva a inflamações na garganta e no estômago, desgaste do esmalte dentário e caries, desidratação, dores musculares e câimbras.
  • Anorexia Nervosa
A Anorexia Nervosa também é um transtorno alimentar, onde a pessoa emagrece num curto espaço de tempo e desa forma dá para ser diagnosticada com facilidade. A pessoa, como na bulimia, se alimentar em segredo e depois tenta compensar. E outra, mesmo já estando extremamente magra, a pessoa, se vê gorda e cada vez mais a obsessão por exercícios e dietas aumenta. O quadro pode ser agravado pela depressão, ansiedade, irritabilidade, osteoporose e outras complicações.

Ambos os distúrbios tem múltiplas causas: biológicas, familiares, psicológicas e culturais. Uma coisa é querer um corpo bonito e em forma, outra bem diferente é se autodestruir em busca do corpo perfeito.
as pessoas acometidas por estes problemas precisam de ajuda, principalmente porque muitas não aceitam que estão realmente com problemas e necessitam de tratamento.
Pessoal, foi só um toque porque o problema tá ai e precisa ser divulgado, muitas pessoas precisam de ajuda!
Mais informações: http://www.abcdasaude.com.br/
Bjux, Katinha



2 comentários:

  1. Esse realmente é um assunto muito sério, que deveria ser mostrado mais na mídia. Mas a tv só mostra isso quando é em alguma novela, isso raramente! Infelizmente.

    Beijo
    http://loucohormoniofeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, precisa de mais divulgação!!!

    ResponderExcluir